i9endo: R. Quinze de Novembro, 2316 Centro - SJP/PR | Proctoclin: R. Vicente Machado, 1200 - CTBA/PR

Cirurgia para Refluxo (hérnia de hiato)

O que é doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)?
A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando os ácidos do estômago refluem para o esôfago. O sintoma mais comum é a azia, mas outros sintomas incluem vômitos e regurgitação. Se os ácidos atingirem as cordas vocais ou as vias aéreas, os pacientes podem apresentar rouquidão ou sintomas similares a asma brônquica.

Qual é o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico?
A DRGE é geralmente tratada em três etapas progressivas:

1. MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA
Em muitos casos, mudar a dieta e tomar antiácidos como hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio podem reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas. Perder peso, reduzir ou eliminar o tabagismo e o consumo de álcool e alterar os padrões de alimentação e sono também podem ajudar.

2. MEDICAMENTOS
Se os sintomas persistirem após essas mudanças no estilo de vida, pode ser necessária terapia medicamentosa. Os medicamentos tipo omeprazol ou similares reduzem a quantidade de ácido gástrico que é produzida. Um grande número de pacientes fazem uso deste grupo de medicamentos (tabela 1).

3. CIRURGIA

Pacientes que não respondem bem a mudanças no estilo de vida ou medicamentos, ou aqueles que não desejam necessitar continuamente de medicamentos para controlar seus sintomas, podem considerar a possibilidade de se submeter a um procedimento cirúrgico. A cirurgia é muito eficaz no tratamento da DRGE. A operação mais comumente realizada para DRGE é chamada de fundoplicatura (geralmente uma fundoplicatura de Nissen, em homenagem ao cirurgião que descreveu este procedimento pela primeira vez no final dos anos 1950). A fundoplicatura envolve reparar sua hérnia hiatal, se houver, e envolver a parte superior do estômago ao redor do final do esôfago para reforçar o esfíncter esofágico inferior, e isso recriar a “válvula unidirecional” que se destina a prevenir o refluxo ácido. Isso pode ser feito por meio de uma única incisão longa na parte superior do abdômen ou, mais comumente, por técnicas minimamente invasivas com várias pequenas incisões, chamadas de cirurgia laparoscópica.